Guias de Práticas Logísticas – Os Caminhos para uma Logística Efetiva

A logística empresarial é formada por processos integrados que visam transformar materiais básicos em produtos e serviços de maior valor, em uma cadeia de abastecimento longa e bastante complexa, até chegar ao destino final. Para a implementação desses processos de forma sustentada, é preciso conhecimento técnico, metodologia de implantação e cuidados importantes para que detalhes como requisitos logísticos de parceiros de negócios, planejamento antecipado de capacidades de atendimento e métodos estruturados e sistemáticos de análise crítica sejam considerados e aplicados corretamente.

  • Objetivo

Apresentar as melhores práticas de logística na gestão da cadeia de abastecimento, a fim de oferecer aos participantes, de forma eficiente e didática, conhecimento e sugestões para a implementação de padrões que contribuam com a melhoria do desempenho logístico.

  • Público

Pessoal envolvido no planejamento, implementação e manutenção dos processos de logística integrada.

  • Programa
    • Contexto – O mundo globalizado e a problemática da logística no Brasil
    • Conceitos iniciais sobre Logística
    • Boas Práticas Logísticas – 5 Focos:
      • 1 – Foco no Cliente e seus Produtos:
        • 1.1. Novos produtos – Desenvolvimento logístico (“APLP”)
        • 1.2. Início da produção (“SOP – Start of production”)
        • 1.3. Gestão de pedidos: Troca eletrônica de dados e sistemas integrados
        • 1.4. Acordos logísticos
        • 1.5. Planos de contingência
        • 1.6. Mudanças técnicas
        • 1.7. Requisitos específicos de clientes
      • 2 – Foco nos Processos:
        • 2.1. Organização do trabalho – Informação documentada no processo logístico
        • 2.2. ERP e sistemas integrados
        • 2.3. Gestão de gargalos
        • 2.4. Fluxo de processo
        • 2.5. Fluxo de informação na cadeia produtiva
        • 2.6. Identificação e rastreabilidade
        • 2.7. Meios de armazenamento interno
        • 2.8. Gestão de estoques e acurácia
        • 2.9. Produtos não conformes e estoques de segurança
      • 3 – Foco nos Parceiros:
        • 3.1. Recebimento
        • 3.2. Aquisição de materiais e serviços produtivos
        • 3.3. Gestão de fornecedores
        • 3.4. Serviços de transporte
      • 4 – Foco na Entrega:
        • 4.1. Meios de movimentação externa
        • 4.2. Gestão de embalagens do cliente
        • 4.3. Gestão de embalagens
        • 4.4. Identificação e rastreabilidade
        • 4.5. Gestão de fretes – Gestão da frota interna (da empresa) e/ou externa
        • 4.6. Gestão de atrasos
      • 5 – Foco nos Resultados:
        • 5.1. Indicadores de resultados do FOCO NO CLIENTE E SEU PRODUTO
        • 5.2. Indicadores de resultados do FOCO NOS PROCESSOS
        • 5.3. Indicadores de resultados do FOCO NOS PARCEIROS
        • 5.4. Indicadores de resultados do FOCO NA ENTREGA
        • 5.5. MASP  e melhoria contínua
        • 5.6. Projetos logísticos
  • Quiz

  • Curso equivale a uma carga horária de 16h
  • Tutores
    • Marcello Cláudio Pollon é graduado em Engenharia Industrial Mecânica, especialista em qualidade pela USP e MBA em Gestão da Qualidade, Produtividade e Logística pela Fundação Getúlio Vargas, audito líder SGI (IRCA) e membro da banca examinadora do PNQ pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) por 04 anos. Possui 30 anos de experiência na Indústria, atuando no mercado como profissional da área de gestão da qualidade, produtividade, logística, estratégias organizacionais, auditorias internas e externas em sistemas de gestão, palestrante e facilitador em diversas áreas da gestão e desenvolvimento de trabalhos e projetos específicos, tais como implementação e certificação de sistemas normatizados nas áreas: qualidade (ISO9001 / IATF16949 / AS9101, VDA6.3 / requisitos específicos de clientes automotivos, dentre outros), ambiental (ISO14001), segurança e saúde ocupacional (OHSAS18001), produtividade industrial (ferramentas do Lean Thinking), processos logísticos (MMOG/LE e EVALOG) e instalação de PMO´s para gerenciamento de projetos, baseado no PMBOK. Atua como membro da Comissão da Qualidade do SINDIPEÇAS e da Comissão Conjunta para a Qualidade ANFAVEA/Sindipeças (CQUAL).
    • Fabio  Bortoleto é graduado em Engenharia de Produção Mecânica e MBA em Logística Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas.  Atua há 20 anos nas áreas Industrial e Logística, com especialidade na concepção, implementação e gestão de sistemas logísticos integrados na cadeia automotiva, voltados à redução de custos logísticos e busca de alto padrão de desempenho logístico com a implementação de boas práticas logísticas baseadas nos padrões MMOG/LE e EVALOG. Responsável pelo projeto logístico de instalação e startup da planta de pintura da Mercedes-Benz em Juiz de Juiz de Fora/MG e precursor do processo Direct Shipment (entrega direta FORD e VW). Também atua como auditor, consultor, palestrante, professor universitário e instrutor de treinamentos corporativos.

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