Ferramentas da Qualidade – Foco em resultados
Para sustentar um sistema de gestão da qualidade eficaz são necessárias algumas ferramentas para analisar fatos e auxiliar na tomada de decisão. Este treinamento dará ao participante os conceitos fundamentais para a aplicação das ferramentas da qualidade com foco em resultados.
Objetivo
Apresentar como utilizar as ferramentas da qualidade para análise e solução de problemas.
Público
Pessoal envolvido no planejamento, implementação e manutenção do Sistema
de Gestão da Qualidade das organizações.
Programa
Objetivos
Conceitos iniciais sobre Qualidade
Entendendo problemas
Os princípios da Gestão de Qualidade
Meta, problema, causa, efeito e solução
O ciclo PDCA
Métodos e Processos – Ferramentas da Qualidade
- Gráfico de Pareto
- Brainstorm
- Diagrama de Causa e Efeito / Diagrama de Ishikawa
- Os 5 por quês
- Priorização de problemas GUT
- 5W2H
- 3W
- Treinamento
- Divulgação
- Acompanhamento de Planos de Ação
- Histograma
- Padrões
- Manuais de treinamento
Ferramentas avançadas da qualidade
- APQP - 2ª ed.
- PPAP - 4ª ed.
- FMEA - 1ª ed.
- MSA - 4ª ed.
- CEP - 2ª ed.
Quiz
Curso equivale a uma carga horária de 16h
Tutor
Márcio Marchesin Martins é Mestre em Administração, Especialista em Qualidade e Produtividade, Administrador de Empresas, possui 33 anos de experiência na Gestão da Qualidade no ramo automotivo e também 10 anos como docente em universidades. Instrutor certificado VDA-QMC, auditor líder SGI, IATF 1649 e MMOG/LE.
